Lifestyle,  Querido Casório

Villa Casuarina – Qual o Papel das Damas de Honra

Artigo incrível escrito pelo Villa Casuarina, o espaço que escolhemos para o nosso casamento!

Quando pensamos em dama de honra, logo vem em mente à ideia de uma criança, que tenha algum laço afetivo com o casal, entrando na igreja com um vestido branco. Mas lembre-se que ela vai ter a função de levar as alianças nas mãos e por isso você pode escolher também alguém que seja muito importante em sua vida, como sua melhor amiga, tia, avó ou seu pet! 🙂

A tradição começou na Roma Antiga, onde os noivos eram acompanhados até a igreja por uma procissão de jovens da mesma idade e vestidos iguais. Eles acreditavam que desta forma, os maus espíritos não poderiam diferenciar os recém-casados do restante do grupo e assim não os prejudicariam. Já no século V, na Inglaterra, a crença se tornou um costume popular e as chamadas “Demoiselle D’Honneur”, que são geralmente amigas próximas (solteiras, porque exposta no altar podem encontrar o seu noivo!) da noiva tem o papel de ajudar nos preparativos do casamento, dar apoio moral no grande dia. Como o próprio nome diz o papel da dama é “honrar” e servir a noiva.

Vale lembrar que a dama de honra adulta não é necessariamente madrinha! As damas são solteiras e você pode ter casais de padrinhos no altar. As damas entram sem a figura masculina como par. Outro fator importante é o tempo da entrada: Geralmente os padrinhos entram antes das damas. Mas sinta-se livre para organizar seu cortejo como achar melhor.

Já pensou em chamar sua avó para ter um lugar especial na cerimônia do seu casamento. Com certeza, a escolha vai agradá-la e deixar o casamento ainda mais emocionante. É importante deixar seus avós muito à vontade. Por exemplo, o vestido da avó deve corresponder ao estilo dela. A cor e o modelo devem ser acordados e, claro, priorizando o conforto de sua avó e ela pode carregar as alianças até o altar.

Como no Brasil a tradição é por damas de honra com crianças, escolha bem os pequenos pois algumas crianças sentem-se inseguras e desconfortáveis na “hora H”, pouco antes de adentrar à igreja. Aí está a importância de selecionar mais de uma dama de honra, caso seja preciso substituir a criança na hora do casamento. As crianças damas de honra devem se sentar junto aos pais após passarem pelo cortejo; as mais velhas podem ficar no altar.

Ficam algumas dicas para te ajudar na escolha desta representante:
– Quando as damas são jovens, é legal pedir para que todas elas usem vestidos iguais, mesma cor e modelo;
-Quando a dama é criança normalmente os noivos pagam a roupinha, mas isso pode variar de acordo com o estilo dos pais.
– Se a escolha para levar as alianças for o seu pet, fica bem divertido “vesti-lo” com uma roupinha. Importante também pensar na logística com o pet, muitos ficam estressados em situações assim e precisam ser levados para casa, ou ter alguém disponível para cuidar dele.
– As damas podem carregar o que quiserem nas mãos, pirulitos, doces, uma pétala… mas, se quiserem usar um buquê ele deve ser mais simplesinho que o seu.

O que acharam das dicas?! Me ajudaram muito e espero que tenham ajudado você!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *