Lifestyle,  Meu Look,  Viagem

Quarto e Último dia em San Pedro do Atacama – Chile

No nosso quarto e último dia no Deserto do Atacama, deixamos para fazer os passeios mais tranquilos que não iriam gerar muito cansaço físico, já que no dia seguinte iríamos pegar um vôo para Santiago e ficar lá por 7 dias. Fomos de -8 graus com as paisagens dos Gêiseres de Tatio para 40 graus do deserto nas águas termais no Termas de Puritana, uma experiência incrível.

Confesso que não sou a mais adepta ao clima frio e quando chegamos nos Gêiseres, bateu um super arrependimento de não ter levado roupa para tanto frio. A paisagem é maravilhosa e imperdível, são vários pontos de erupção de água quente, de vários tamanhos, que chegam a ter 85°C e 10 metros de altura (o google me ajudou nessa). Você não pode chegar muito perto, então eles rodeiam os pontos de água quente por rochas pequenas que sinalizam o local e tudo é supervisionado. Ouvimos do guia que em dois episódios tristes turistas que frequentaram o local em épocas diferentes passaram as rochas sem supervisão e foram fotografar os pontos, mas caíram no buraco e morreram na hora por conta da temperatura e profundidade. Vale respeitar com certeza os sinais de perigo! Minha dica também é que você leve não só uma blusa térmica, como também uma calça térmica, e que suas sobreposições sejam de um tecido que corte o vento (de verdade) e sejam beeem quentinhas.

Esse passeio para o Geiser demorou 5 horas, pois demoramos muito de van para chegar no local, certa de quase 1h30 de ida e 1h30 de volta. Para pegarmos o Geiser nessa temperatura de -8 graus e ver as fontes jorrando água com mais força, saímos da nossa pousada 5h da manhã, estava morta! No início, quando chegamos, cheguei a achar que meus dedos do pé e da mão iriam congelar, isso que estava com luvas apropriadas e 3 meias.

Quando voltamos do passeio no horário de almoço, almoçamos rapidinho, arrumamos as malas e nos preparamos para um vestuário completamente oposto, pois iríamos enfrentar o calor do deserto e mergulhar nas piscinas naturais do Termas de Puritana. Tinha o sonho de conhecer esse lugar desde 2011 quando vi uma blogger que amava visitando o local através do seu blog. E posso falar que não me decepcionou em NADA! O lugar é MARAVILHOSO!
A única coisa que mudou das fotos dela para as minhas é que hoje parece ser um lugar mais visitado, preparado para receber turistas. Pois na época que ela postou, era tudo muito rústico e deserto, mas mesmo assim foi incrível e não enfrentamos lotação ou coisa parecida, que nos atrapalhasse de aproveitar. É também um roteiro romântico e lindo para fazer fotos!


Terminamos o passeio e ainda era dia, como na foto acima que já estava sem make e o cabelo “mara” de ter entrado na água. Chegamos na nossa pousada, nos arrumamos e fomos jantar na cidade de San Pedro do Atacama. Tudo em San Pedro é muito caro e uma comida simples para o casal saia quase 100 reais por jantar. Sempre havia 3 pratos: entrada (salada ou caldo de lentilha), prato principal quase sempre com pollo (frango) e sobremesa (não eram muito boas rs).

No último dia fomos em uma pizzaria para comer algo mais parecido com o que comemos no Brasil! <3

O que estão achando dos posts sobre o Deserto do Atacama?
Estou amando escrever e detalhar nosso diário de viagem!

No próximo vou falar sobre os dias em Santiago no Chile.

Besos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *